Notícias

06/06/2017 | Livro Nossos Bichos vira exposição na Semana do Meio Ambiente

Chamou a atenção de quem passava pelo corredor do sexto andar da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Porto Alegre, nesta segunda-feira (05/06). O livro “Nossos bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS”, fruto do trabalho de monitoramento de fauna realizado durante a duplicação da BR-116/392, foi reproduzido em uma exposição. Registros de anfíbios, répteis, peixes anuais, mamíferos e aves coloriram o espaço na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A exposição, criada pela Gestão Ambiental do empreendimento por meio da Unidade Local do DNIT em Pelotas, ficará no prédio até o dia 09 de junho.

 

Ao longo da manhã, os servidores participaram de uma programação em alusão a data e também em comemoração ao aniversário da autarquia. Depois de uma apresentação de coral, visitaram a exposição com a orientação de especialistas da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.). Vídeos produzidos por esta equipe, principalmente com registros de armadilhas fotográficas, também foram exibidos. Cada servidor ganhou um exemplar do livro, além de ter acesso aos materiais educativos e informativos desta gestora ambiental, como jogo da memória, cartões postais e boletins.

 

A exposição “Nossos Bichos” foi uma sugestão do superintendente regional do DNIT, engenheiro Hiratan Pinheiro. Segundo ele, esta é uma forma de educação continuada. “Pensamos na exposição devido ao conhecimento sobre a fauna que o livro traz, possibilitando essa aproximação com o usuário da rodovia e a comunidade em geral. A realização de um empreendimento, por exemplo, cria essa oportunidade das pessoas conhecerem mais sobre o seu local que convivem”, falou. Ainda de acordo com ele, o DNIT tenta trabalhar da melhor maneira possível para que se equilibre o desenvolvimento com o meio ambiente, fazendo com que as questões ambientais não representem um entrave nem a obra um obstáculo.

 

O livro, lançado em 2014 na 42ª Feira do Livro de Pelotas e em 2015 na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, foi entregue para as bibliotecas das escolas públicas de Pelotas e Rio Grande. Com a inserção nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, o Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo DNIT recebeu a demanda dos professores que buscavam conteúdo sobre a fauna da região para trabalhar em sala de aula. A partir da multidisciplinaridade da equipe de Gestão Ambiental, projetou-se a elaboração de um livro como recurso pedagógico e material de consulta para os estudantes. A obra foi escrita pela poeta Angélica Freitas e ilustrada por Odyr Bernardi.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1628063