06/11/2013 | Programa de Comunicação Social é apresentado em semana acadêmica do curso
Dos dias 28 de outubro a 1º de novembro, o Diretório Acadêmico (D.A.) Wladimir Herzog realizou a semana acadêmica do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na última noite (01/11), a programação foi a palestra da equipe da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) com o tema “O comunicador e as pautas socioambientais: o caso do Programa de Comunicação Social na Gestão Ambiental da BR-116/392”.
Com o objetivo de levar a tradição do evento de volta para o campus II da universidade, a semana acadêmica ofereceu palestras, workshops e bate-papo. Segundo o presidente do D.A. da Comunicação, Luigi Sodré, a realização deste evento é de extrema importância para trazer conhecimento, contatos e descobertas para a vida acadêmica do estudante. “O acadêmico tem a oportunidade de conhecer mais do que a sala de aula permite, de conhecer muito mais da prática e não somente a teoria.”, disse.
Mostrar para os futuros comunicadores um novo campo para a profissão no mercado de trabalho. Este foi o propósito do educador ambiental da STE S.A., Cauê Canabarro, e da especialista em comunicação deste contrato, Ana Paula Kringel, ao participarem da semana acadêmica. A partir da apresentação das obras de duplicação, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e da Gestão Ambiental, os palestrantes dialogaram com os estudantes sobre o papel deste profissional em empreendimentos rodoviários.
“É através da comunicação que muitos impactos socioambientais podem ser mitigados, além de ela ser a ponte entre o empreendedor e a comunidade”, disse Ana Paula ao explicar a função estratégica do comunicador. O planejamento estratégico também foi apresentado como carro-chefe do Programa, auxiliando no mapeamento dos multiplicadores de informação. Além disso, os palestrantes falaram sobre a forma de dialogar com os diferentes sujeitos impactados direta e indiretamente pelo empreendimento, e mostraram as ferramentas de comunicação utilizadas para chegar ao público-alvo.
Em meio à participação através de perguntas, a equipe direcionou os ouvintes para conhecerem alguns dos materiais produzidos pelo DNIT, como boletim de notícias, álbum de fauna e exposição fotográfica. Para Sodré todo o projeto desenvolvido é importante. “Eu adorei. Justamente a palestra de vocês pode nos mostrar o quão amplo é o mercado do comunicador”, afirmou.







