Notícias

05/11/2013 | Espécie ameaçada de extinção é registrada no Contorno de Pelotas

Durante a campanha de espécies bioindicadoras da duplicação da BR-116/392, um gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi) foi encontrado por meio de armadilha fotográfica.

As obras de duplicação da BR-116/392 contam com o serviço de Gestão e Supervisão Ambiental (STE S.A.) com a finalidade de atender à legislação ambiental e as premissas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no que se refere aos cuidados com o meio ambiente. Um dos 18 Programas Ambientais exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), é o de Monitoramento de Fauna, o qual registrou neste mês a presença de um gato-do-mato-grande no Contorno de Pelotas.

 

            O felino na sua forma melânica foi flagrado através de uma armadilha fotográfica na mata ciliar do Arroio Pelotas, um dos dez pontos em monitoramento. Estas câmeras funcionam por sensores de movimento e calor corporal, sendo um dos métodos utilizados pelos técnicos da fauna para monitorar os mamíferos no entorno do empreendimento. Segundo a bióloga da STE S.A., Michele Buffon Camargo, o melanismo é uma mutação genética que confere pigmentação escura ao pelo do animal e o diferencia dos indivíduos pintados.

 

            Inserido na categoria de ameaça Vulnerável do Estado do Rio Grande do Sul, o gato-do-mato-grande foi registrado pelo equipamento às 6h48min, do dia 08 de outubro. Michele explica que este carnívoro tem atividade predominantemente crepuscular e noturna, mas pode andar durante o dia. “Pegadas deste animal já haviam sido registradas em campanhas anteriores. Mesmo sendo ameaçado de extinção, ele é registrado com frequência, pois devido à perda de habitat natural vem se aproximando de ambientes antropizados”.

 

            Neste empreendimento, o DNIT estuda as espécies presentes na região próxima à rodovia com o objetivo de avaliar a interferência dela na fauna local. As campanhas de bioindicadores, que focam na identificação de animais vertebrados – mamíferos, répteis e anfíbios, são realizadas a cada dois meses e já registraram  espécies como lontra, graxaim-do-campo, lagarto-de-papo-amarelo, tartaruga-tigre-d’água, cecília e perereca-nariguda.

 

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=AyoVfPXhZ_Y

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 3960547