Notícias

24/07/2012 | Campanha de monitoramento de atropelamento registra espécies pela primeira vez

 

A 9ª campanha de monitoramento de atropelamento de fauna registrou, pela primeira vez, o atropelamento de dois animais nativos da região: o gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi), felino silvestre ameaçado de extinção no Rio Grande do Sul, e o cachorro-do-campo (Lycalopex gymnocercus), canídeo silvestre tímido, comum em áreas abertas e bordas de matas. “É um sinal de que esses animais vivem na nossa região e podem sofrer com as ações do homem, como o atropelamento”, diz o biólogo Rodrigo Torres, que trabalhou na campanha de monitoramento. As campanhas são realizadas periodicamente com o objetivo de sugerir medidas que possam contribuir para diminuir o número de animais vítimas de acidentes na rodovia.

 

Nos cinco dias de campanha foram registrados 30 atropelamentos, 12 de espécies de aves e 18 de mamíferos. O mais atropelado foi o ratão-do-banhado (Myocastor coypus) com sete registros seguido da ave anu-branco (Guira guira) com quatro registros.    Fora do período de campanha, a supervisão ambiental registrou o atropelamento de uma lontra (Lontra longicaudis), carnívoro da família mustelidae, espécie ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul, que vive na região.

 

Para diminuir estes números estão sendo construídas passagens de fauna ao longo da rodovia, ou seja, estruturas como túneis, por onde os animais transitam de um lado a outro, sem utilizar a pista. Também estão sendo instaladas telas que impedem os animais de subir na BR-392, e os conduzem até essas passagens. Esta medida vem sendo estudada pela equipe de monitoramento de fauna e deve ser validada quando a duplicação entrar em operação e as passagens forem monitoradas para ver se os animais estão utilizando-as.

 

 

 

Fotos relacionadas.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 947307