Notícias

17/07/2012 | Dia para refletir sobre a preservação das florestas

 

 O Brasil é um país conhecido mundialmente por ser berço da maior floresta existente: a Floresta Amazônica. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a referida Floresta. Hoje, 17 de julho, é um dia para refletirmos sobre a importância destes ambientes, já que é comemorado o Dia de Proteção às Florestas.

 

No Rio Grande do Sul, os ambientes naturais são bastante diversificados, onde podemos encontrar diferentes fisionomias, como áreas úmidas, campos e ambientes florestais. Mesmo não ocorrendo de forma tão intensa na região sul do estado, as florestas ou formações florestais aqui presentes possuem características típicas, associadas a uma série fatores que justificam sua preservação.

 

No trecho entre o contorno a cidade de Pelotas (BR-116) até a cidade de Rio Grande (BR-392) existe a mata ciliar às margens do arroio Pelotas, onde podem ser encontradas espécies típicas da floresta da Serra do Sudeste que chegam a alcançar até 15 metros de altura. Nas áreas alagadas, as principais árvores são as corticeiras-do-banhado (Erythrina cristagalli) e os maricás (Mimosa bimucronata). Nas matas palustres há a presença de árvores de grande porte, como figueiras (Ficus spp.) e a palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana).

 

Para a conservação e preservação destes ambientes, durante a duplicação da BR-116/392 serão adotados diferentes procedimentos para diminuir o impacto da obra à flora nativa. Entre as medidas estão os transplantes de árvores nativas e protegidas por lei, como é o caso das figueiras, butiazeiros, jerivás e corticeiras-do-banhado. Além dos transplantes, também é realizado um cálculo que prevê a quantidade de mudas que deve ser plantada para compensar as árvores que precisaram ser suprimidas para a implantação na nova pista.

 

 

Fotos relacionadas.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 947306