Notícias

29/06/2012 | Gestão da BR-116/392 participa da Semana de Integração Ambiental

Palestra reuniu cerca de 30 pessoas, entre moradores do Barro Duro e instituições que trabalham com as questões ambientais

 

A noite de quarta-feira (27/06) foi marcada por discussões sobre os cuidados com o meio ambiente durante a Semana de Integração Ambiental, promovida pela Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas (SQA). Neste dia, os moradores da Praia do Barro Duro e demais participantes do evento, conheceram o trabalho que vem sendo realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-116/392.

 

Na palestra o coordenador dos Programas de Educação e Comunicação, Cauê Canabarro, da STE – Serviços Técnicos de Engenharia, apresentou todas as etapas no processo de licenciamento de um empreendimento que seja um efetivo ou potencial causador de impacto ao meio ambiente. “Na BR-392 estão sendo desenvolvidos 18 programas que visam diminuir os efeitos da rodovia nas comunidades de fauna, flora, qualidade da água, e populações que vivem próximas à obra”, disse Cauê. Alguns impactos como o atropelamento de fauna e a supressão de vegetação foram mostrados juntamente com as medidas que devem diminuí-los, como a construção das passagens de fauna, que são túneis por onde os animais passam embaixo da rodovia, sem ter contato com o tráfego. “As árvores nativas imunes ao corte, como as figueiras e os butiazeiros, são transplantadas sempre que possível e, quando precisam ser suprimidas, 15 novas mudas da mesma espécie são plantadas para compensar”, explica Cauê.

 

 

A Semana de Integração Ambiental

As atividades desenvolvidas pela SQA foram organizadas pelo Projeto Rastro Selvagem, que buscou instituições parceiras que pudessem discutir a importância da preservação do meio ambiente para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para o diretor administrativo do projeto, Gustavo Arruda, é importante mostrar às pessoas que, apesar do trabalho com o meio ambiente ser complexo, com parcerias e integração, ele é possível. “Aqui as instituições nos trazem o conhecimento e nós, os moradores e os interessados, conseguimos pensar e planejar a partir disso, as práticas a serem adotadas para um meio ambiente melhor para todos”, diz Gustavo. A parceria com a STE aconteceu depois de um trabalho desenvolvido entre a empresa e o projeto. “Vimos que a empresa é séria, tem credibilidade e competência para falar sobre a questão ambiental, que é o nosso foco hoje”, finaliza.

 

 

Demanda da comunidade

Todos os eventos da Semana de Integração Ambiental aconteceram na Praia do Barro Duro. A demanda surgiu depois que a comunidade procurou a SQA para  salvar uma figueira da localidade, que estava com 90% de sua raiz exposta. O secretário Paulo Morales esteve no local, as condições da planta foram avaliadas, e ela deve ser totalmente revitalizada, assim como outras árvores do bairro. A comunidade e a Secretaria começaram a fazer reuniões constantes para tratar do assunto. Em uma delas, surgiu a ideia de organizar a Semana do Meio Ambiente no bairro. “Juntamente com a Semana de Integração, estamos organizando o 1º Festival Cultural Ambiental. Com isso, queremos que nos próximos anos, mesmo que as atividades da secretaria não aconteçam no bairro, possamos ter um momento de reflexão sobre o meio ambiente e sua importância para a nossa praia”, diz o morador do Barro Duro, Alceu Siegert. Uma das organizadoras do evento, também moradora da localidade, diz que a comunidade tem a intenção de, juntamente com a praia do Totó, criar um Parque Ecológico. “Nossas praias são reconhecidas como Áreas de Preservação Permanente (APP), é importante valorizar a beleza destes locais, até para trazer mais turismo para a área e com isso fortalecer a economia dos bairros”, disse Márcia Moreira.

Fotos relacionadas.

 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 947089