Notícias

24/09/2019 | DNIT e Prefeitura de Pelotas promovem IV Saber Ambiental no Mercado

Com a proposta de fomentar a valorização do patrimônio ambiental e histórico cultural da região, o Saber Ambiental no Mercado se consolidou como uma programação da Semana do Turismo em Pelotas/RS. De 23 a 27 de setembro, a Prefeitura e a unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizam a quarta edição do evento, que é aberto ao público. Mais de 200 crianças de escolas da rede municipal de ensino são aguardadas.

 

Durante toda semana, das 14h às 16h, o Mercado Central receberá atividades educativas e muita música. As atrações são organizadas pela Gestão Ambiental da BR-116/392 e pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) de Pelotas. O aplicativo “Turismo virtual” e maquetes dos prédios históricos são novidades propostas pela secretaria para a edição deste ano. O show acústico do projeto “Canção dos Bichos: rock & natureza” e marcas de pegadas de animais nativos em argila prometem atrair os participantes.

 

O foco este ano é abrir um espaço para que instituições que dialogam com a temática ambiental e cultural na região exponham seus trabalhos. O IV Saber Ambiental no Mercado terá seis parceiros. O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) irá expor seu acervo pedagógico com artefatos sobre a cultura material de povos que habitaram a região em um passado pré-histórico. O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter levará exemplares da coleção de aves, répteis e expositores de insetos, enquanto o Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) terá exposto mamíferos taxidermizados (empalhados).

 

Instituições de Rio Grande também irão compor o evento. O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) estará presente com o projeto Pinípedes do Sul, expondo em varal fotografias destas espécies que ocorrem no sul do Brasil. O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) apresentará aos participantes vídeos sobre a reabilitação de animais marinhos e mostrará itens que demonstram os impactos da atividade humana nestes ambientes. Exemplares de animais marinhos, como esqueleto e casco de tartaruga, serão expostos pelo projeto Parceiros do Mar da Furg.

 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1627197