Notícias

09/10/2018 | Projeto musical criado a partir de experiências do DNIT terá gravação em DVD

“Eu sou o gambá-de-orelha-branca e eu gosto de andar por aí. Essa carinha esperta certamente um dia você já viu”. Essa e outras tantas letras compõem o projeto musical “Canção dos Bichos: rock & natureza”. A iniciativa surgiu em outubro de 2015 com a banda Os Ambientais a partir de experiências da Gestão Ambiental da BR-116/392, de responsabilidade da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na próxima quarta-feira (10/10), o show será gravado em DVD em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) em um evento aberto ao público.

 

Com mais de cem apresentações, o projeto desponta como uma ferramenta educativa e de entretenimento, levando aos mais diferentes públicos e faixas etárias conhecimento sobre a fauna e flora nativa da região sul do Estado com uma linguagem acessível e descontraída. “Nosso objetivo é instigar a empatia e afetividade das pessoas pela biodiversidade local”, ressaltou o músico e idealizador, Solano Ferreira.

 

As músicas começaram a ser escritas baseadas no livro “Nossos Bichos”, produzido pelo DNIT por meio do apoio técnico da Gestão Ambiental da BR-116/392. As melodias mesclam rock, jazz, reggae e funk com informações sobre espécies arbóreas nativas, passagens de fauna (estruturas construídas para evitar o atropelamento dos animais nas estradas) e animais típicos da região, como o mão-pelada e o ratão-do-banhado. Em três anos de projeto, a banda soma 15 canções compostas.

 

O auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), localizado no campus Carreiros da Furg, no Rio Grande, espera receber mais de 500 estudantes da rede pública de ensino. Ao longo do mês de setembro, a banda fez apresentações em formato acústico nas escolas previamente convidadas com o intuito de levar as letras para conhecimento dos estudantes. “A ideia é que no dia da gravação todos cantem junto com a banda no formato de uma grande festa que terá os músicos caracterizados e produção cenográfica”, destacou Ferreira.

 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Furg produziu ainda uma história em quadrinhos de uma das músicas do projeto, a “gambá-de-orelha-branca”. O material foi ilustrado no modelo de cartoon e busca ser mais uma ferramenta de apresentação do projeto seguindo uma linguagem interativa. No dia da gravação, marcada para iniciar às 14h, a história será distribuída aos presentes. O evento é gratuito.

 

Serviço:

Gravação do DVD do projeto musical “Canção dos Bichos: rock & natureza”, uma parceria do DNIT com a Furg.

 

Quando: 10 de outubro de 2018.

Onde: auditório do Cidec-Sul, campus Carreiros da Furg, no Rio Grande.

Horário: 14h.

Evento gratuito e aberto ao público.

 

Músicas:

https://www.youtube.com/watch?v=EL6PEH8MrtQ

https://www.facebook.com/BR116.392/videos/214482186085804/

 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1172880