Notícias

28/05/2012 | Produtores rurais participam de palestra sobre queimadas

Reunidos em um evento na Ilha dos Marinheiros, os produtores conheceram as consequências desta prática para o meio ambiente

Cerca de 30 produtores rurais do município de Rio Grande estiveram na Ilha dos Marinheiros na manhã do último sábado (26/05) participando de palestras promovidas pela EMATER em parceria com outras instituições. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou do evento por meio da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-392. O objetivo era levar informações sobre as queimadas para os agricultores que vivem nas proximidades da rodovia.

 

A prática de queimadas ainda é muito utilizada no manejo do solo, mas ela pode causar danos tanto do ponto de vista ambiental, quanto social. O agente de educação e comunicação, Isaias Insaurriaga, da STE, enfatizou que as queimadas são proibidas no estado e que sua prática pode gerar multas aos agricultores. “Hoje em dia existem manejos que são comprovadamente mais eficientes que as queimadas, como  manter um número limitado de cabeças de gado, substituindo o uso do fogo na ‘limpeza’ dos campos”, diz ele.

 

Além do manejo de solo, muitas vezes a o lixo também é queimado, e os gases emitidos durante a queima contribuem para o aquecimento global. “Atualmente o Brasil é o 4º maior emissor desses gases que contribuem para o efeito estufa e 70% deles é proveniente da utilização de queimadas”, finalizou o coordenador dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social, Cauê Canabarro.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 922667