Notícias

16/03/2016 | Saber ambiental no Mercado

Evento promovido pela Prefeitura e DNIT busca estimular o conhecimento sobre o meio ambiente.

Um dos principais pontos históricos de Pelotas abre suas portas para dialogar questões ambientais com escolas municipais e com a comunidade em geral. O “Saber ambiental no Mercado” tem como objetivo propiciar a inserção do público nesta temática além de permitir o contato com o próprio espaço do Mercado Central.  O evento é promovido pela Prefeitura em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a expectativa é que aproximadamente 300 estudantes visitem o espaço entre os dias 21 e 24 de março, das 13h30min às 17h.

 

A programação elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo em conjunto com a Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) prevê atividades educativas sobre o combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, uso da água, fauna e flora da região. Além dos temas que envolvem a Gestão Ambiental, uma visita orientada a exposição do Sítio de Visitação da Paleotoca Gilberto Azevedo de Azevedo, que estará no corredor central do mercado, será realizada em parceria com o Núcleo de Estudos em Paleontologia e Estratigrafia (Nepale) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

O Nepale também estará expondo, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), réplicas em gesso de fósseis da Megafauna que poderão ser pintados pelas crianças. O Museu Carlos Ritter trará exemplares taxidermizados de espécies de tatu, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) da UFPel irá expor artefatos arqueológicos resgatados na região e a Fundação Zoobotânica artigos da Megafauna. A cada dia haverá duas apresentações acústicas do projeto musical “Canção dos bichos” para os estudantes com músicas que falam sobre a biodiversidade local.

 

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a programação será estendida para profissionais da área e acadêmicos. O engenheiro agrônomo da STE S.A., Lauro Bassi, fará palestra “Água, um patrimônio a ser cuidado” em dois momentos. Às 15h será no auditório do Centro de Integração do Mercosul em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (NEAS) do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep) e com o curso de Gestão Ambiental da UFPel. Já às 19h30min, no espaço Multiuso do campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), juntamente com o curso de Serviço Social.

 

Um dos organizadores do evento, o educador ambiental Cauê Canabarro, destaca que toda a programação é gratuita e aberta ao público, incluindo as atividades que serão realizadas no Mercado Central. “As atividades com as escolas já foram agendadas, mas a programação é aberta para quem quiser visitar o espaço”, disse. A exposição do Sítio de Visitação da Paleotoca Gilberto Azevedo de Azevedo ficará no corredor central até o dia 27 de março e pode ser vista durante o horário de funcionamento do local.             

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1730599