Notícias

16/11/2015 | Fauna e flora em: música para os ouvidos

Projeto ?Canção dos bichos? será apresentado na 1ª Virada Cultural de Pelotas.

Seis composições que misturam características da fauna e flora nativa ao som de rock, jazz, reggae e funk. O “Canção dos bichos” é um projeto musical oriundo do trabalho de Gestão Ambiental (STE S.A.) realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na BR-116/392. O intuito é aproximar desde a criança até o adulto de um tema em comum – o meio ambiente – instigando o conhecimento e preservação das espécies. No próximo domingo, dia 15, a iniciativa integrará a programação da 1ª Virada Cultural de Pelotas, no largo do Mercado Público, às 15h.

 

As músicas começaram a ser escritas no ano passado, com o apoio técnico dos dados obtidos pelos monitoramentos de fauna e flora, e aos poucos foram sendo ensaiadas e gravadas. Tem letra sobre as espécies de árvores nativas e protegidas por lei, sobre o Banhado 25, gambá-de-orelha-branca, mão-pelada, furão e sobre as passagens de fauna. O lançamento do projeto aconteceu no fim de outubro durante o II Seminário de Gestão Ambiental Pública, evento organizado pelo DNIT com apoio do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul).

 

O jornalista e músico Solano Ferreira é um dos idealizadores. Segundo ele, a proposta surgiu do anseio de tornar os resultados da Gestão Ambiental acessível a todos os públicos, o que foi associado ao seu gosto pela música. “As letras buscam apresentar a fauna e flora da nossa região com um viés mais leve e de fácil assimilação, principalmente pelas crianças”. Com a conclusão das produções, as escolas envolvidas pelo Programa de Educação Ambiental passarão a receber apresentações em voz e violão.

 

A participação na 1ª Virada Cultural de Pelotas faz parte do planejamento elaborado para o projeto, assim como a inserção em espaços culturais e confecção de clipes e um CD. O evento, uma iniciativa da Secretaria Municipal   de Cultura, levará 12 apresentações artísticas e oito programas artístico-culturais para dois espaços da cidade, desde às 22h do dia 14 de novembro até às 22 do dia seguinte. 

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 1729778