Notícias

09/05/2012 | Seminário interno apresenta resultados de fauna

Ontem (08/05) a equipe responsável pelas campanhas de monitoramento de fauna na BR-392 apresentaram, em um seminário interno, alguns resultados adquiridos com anfíbio e répteis desde o início do trabalho. O resultado é a soma de uma campanha piloto e outras cinco, realizadas ao longo de 2011 e início de 2012, desde que a STE assumiu a Gestão Ambiental da rodovia.

 

As campanhas com anfíbios são realizadas em três ambientes: Várzea do Canal São Gonçalo, Paleovale e Marismas, onde são definidos diversos pontos de amostragem em diferentes distâncias da rodovia. Em cada ponto, o consultor permanece 20 minutos para identificar a riqueza de espécies, abundância e composição. Os métodos utilizados são auditivo, visual e encontros ocasionais. Nas cinco campanhas já realizadas foram encontradas 19 espécies de anfíbios, nenhuma ameaçada de extinção. A maior ocorrência foi da espécie Dendropsophus sanborni, um tipo de perereca.

 

As campanhas com répteis são realizadas nos mesmos ambientes, onde, até agora, já foram encontrados 177 indivíduos de 8 famílias diferentes. “A quantidade de encontros varia dependendo de vários fatores, incluindo a época do ano. Temos realizado duas campanhas por estação para, em 2013, podermos analisar os dados de forma mais concreta”, diz a coordenadora setorial da STE, ecóloga Renata Freitas. A espécie mais encontradas pela equipe foi a tartaruga-tigre-d’água que, de acordo com as campanhas de monitoramento de atropelamento de fauna, também é a espécie mais atropelada na BR-392.

anteriorpróxima

Copyright © 2011 | Todos os direitos reservados | STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.
Praça 7 de Julho, 36, sala 02 |Pelotas/RS | 53.3027 27 11 | 3027 27 13 | NATIVU DESIGN
Visitante: 947106