25/04/2014 | Placas da Gestão Ambiental são instaladas no Contorno de Pelotas
Quem trafega pela BR-116, no Contorno de Pelotas, encontra desde o início da semana passada placas da Gestão Ambiental da duplicação da rodovia. Elas foram instaladas do lado direito da pista, no sentido Porto Alegre-Pelotas, próximo às pontes sobre o Arroio Pelotas e sobre a Barragem Santa Bárbara. A execução de Programas Ambientais durante o empreendimento é uma medida de mitigação e/ou compensação exigida no processo de licenciamento pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).
Por meio de uma licitação pública, a empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE S.A.) é a responsável pela realização, gerenciamento e supervisão de 18 Programas Ambientais previstos no Plano Básico Ambiental – documento elaborado pelo órgão empreendedor, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Medidas são aplicadas ao longo do andamento das obras com o intuito de prevenir, mitigar e compensar possíveis impactos causados aos meios biótico, físico e socioeconômico.
“O trabalho da Gestão Ambiental é balizado pela necessidade permanente de adequar o processo construtivo às exigências da licença ambiental e da legislação brasileira”, explicou a coordenadora setorial Renata Freitas. Desde 2011 a STE S.A. trabalha neste contrato contando com uma equipe de colaboradores especializados nas áreas de ecologia, biologia, engenharia, gestão de recursos hídricos, jornalismo e educação ambiental.







