30/08/2013 | Check-list é realizado nos canteiros de obra do lote 1
A Supervisão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/392, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), aplicou nesta semana o check-list nos canteiros de obra dos lotes 1-A e 1-B. Previsto no Plano Básico Ambiental (PBA) e realizado mensalmente, ele é uma lista de verificações do cumprimento das condicionantes ambientais.
Pontos como condições gerais, locais de alimentação e de armazenamento de resíduos sólidos são supervisionados pela equipe, visando mitigar as possíveis ocorrências ambientais. De acordo com a ecóloga da Gestão Ambiental (STE S.A.), Sharon Paiva, a importância desta atividade está na aplicação das diretrizes do PBA e da Licença de Instalação, exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Coordenação Geral do Meio Ambiente (CGMAB) do DNIT, em Brasília. “O check-list acaba sendo uma medida preventiva”, disse.
Caso algum item não esteja em conformidade, um Registro de Atividade é enviado para a construtora responsável pelo canteiro. “Mas algumas não-conformidades podem e são corrigidas no ato”, explicou a arquiteta da STE S.A. Juliana Cunha.







